Por mais que a gente cuide dos fios, sempre chega aquele momento em que eles precisam de uma atenção especial. Para dar um up nas madeixas, aposte na receita de máscara capilar caseira, sugerida pela dermatologista Larissa Hanauer, da clínica Rosa Flor by Adriana Vilarinho. "Misture duas claras de ovo, meio abacate e 30 gotas de dexpantenol líquido*. Aplique o mix nos fios e deixe agir por 15 minutos. Enxágue em seguida", ensina.
*O dexpantenol lóquido pode ser comprado na farmácia.
Impossível falar de hidratação sem mencionar o queridinho do momento: o óleo de argan, extraído de uma árvore típica do Marrocos. Ele se tornou indispensável para as celebridades de Hollywood porque deixa o cabelo hidratado, macio e com um brilho inacreditável. Rico em ácidos graxos essenciais (como o linolênico) e em vitaminas A, D e E, tem ação reparadora e antioxidante, o que minimiza o desgaste dos fios devido a stress, poluição, sol, vento, secador, chapinha e química. Com tanto sucesso, outros óleos (como o de camélia, o de açafrão e o de pracaxi) ganham status e passam a ser combinados ao argan ou associados a outros ativos hidratantes. Melhor: bastam algumas gotinhas (apesar de caros, os produtos duram bastante!) para ganhar os benefícios. Veja como usá-los:
Para turbinar a máscara: coloque algumas gotas misturadas ao cosmético e aplique depois do xampu e antes do condicionador. Funciona como "transporte" para os nutrientes chegaram até o interior da fibra capilar, potencializando o efeito da máscara.
Para proteger e hidratar como leave-in: algumas gotas (duas para cabelo curto e até cinco para o comprido) podem ser aplicadas nos fios antes de secarem completamente.
Para controlar o frizz e dar brilho: usados no comprimento e nas pontas quando o cabelo estiver seco tiram o arrepiado e selam as pontas duplas.
Para um tratamento de choque: aplique o óleo nos fios secos, massageando mecha por mecha, deixe agir por dez minutos e enxágue. Depois, lave.
Nunca com fonte de calor: nenhum óleo deve ser aplicado antes de aparelhos térmicos, como secador e chapinha. O motivo? Frita o cabelo, literalmente.
No mercado
1. Orofluido, 147 reais (100 ml). O produto foi desenvolvido com um mix de óleos naturais - argan, cípero e linho do mediterrâneo - que fortalecem os fios, proporcionando textura sedosa, brilho e leveza.
2. K-Pak Restorative, Joico, 153 reais (100 ml). Óleos de argan, prímola e maketti cumprem a função hidratante. Nos fios coloridos, ainda ajuda a manter a cor por mais tempo.
3. Elixir Ultime, Kérastase, 144 reais (125 ml). Combina quatro óleos (argan, pracaxi, camélia e gérmen de trigo) para deixar o cabelo forte, macio, brilhante e sem frizz.
4. Moroccanoil, 150 reais (100 ml). A marca foi a primeira a investir nos poderes do óleo de argan, que protege e hidrata os fios, já que tem capacidade de ser 100% absorvido pela fibra capilar.
5. Silk Nectar Serum, Ecru, 121,50 reais (40 ml). Com proteínas hidrolisadas de seda, vitamina E e óleo de açafrão (não tem óleo de argan), dá brilho e condicionamento ao cabelo, além de proteger dos raios solares